Eduardo dos Santos em Espanha por razões médicas

O presidente de Angola está em Espanha por razões médicas. O ministro angolano dos Negócios Estrangeiros confirmou a informação, acrescentando que a estadia está incluída nos exames de rotina que Eduardo dos Santos tem feito.

À rádio francesa RFI pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola, Georges Chikoti, recusou-se a comentar relatos de o chefe de Estado angolano tenha sofrido um ataque cardíaco. "Sabe que há momentos na vida de toda a gente em que não nos sentimos bem. Mas ele está bem. Está em Espanha mas quando estiver melhor voltará," disse Chikoti.

Segundo o responsável da diplomacia de Angola, o presidente de 74 anos – e há 38 no cargo – costuma fazer check-ups regulares em Espanha.

A especulação em torno do estado de saúde do presidente angolano aumentou nas últimas semanas devido ao adiamento do seu regresso a Luanda. José Eduardo dos Santos saiu de Angola no início do mês para aquilo que foi definido como uma visita privada com a duração de duas semanas e ainda não regressou.

Os rumores em torno da saúde do líder angolano incluíram relatos não confirmados de que teria morrido. Estes foram desmentido pela filha, Isabel dos Santos, através das redes sociais.

Para 23 de agosto estão marcadas eleições gerais  e o Minstro da Defesa de Angola é o candidato do MPLA. João Lourenço é visto como provável sucessor de José Eduardo dos Santos, que no entanto manterá a presidência do partido.