Tem o hábito de partir os ovos na borda da frigideira? Não o devia fazer

Apesar de conseguir partir um ovo, pode não estar a fazê-lo da maneira mais segura

Saber partir um ovo é um ato completamente normal na cozinha, mas pode não andar a fazê-lo da forma mais segura. Há muita gente que tem o hábito de partir os ovos na borda da frigideira, mas não se deve fazer isto.

Porquê?

Nos ovos, a salmonella encontra-se, na maior parte das vezes, na casca, e ao bater com ela na frigideira poderá não só estar a contaminar o utensílio que vai utilizar para cozinhar, como pode fazer com que vários pedaços da casca do ovo entrem no produto que está a cozinhar.

De acordo com o El Confidencial, os especialistas aconselham a que a casca do ovo seja partida contra uma superfície plana.

Para além disto, há ainda quem pense que lavar os ovos pode reduzir o risco de contágio de salmonella, mas não é verdade. Lavar os ovos aumenta ainda mais o risco de contágio, uma vez que o ovo ao contactar com a água vai fazer com que os poros da casca se abram ainda mais, o que permite com que a bactéria entre no interior do ovo.

A melhor maneira de evitar o contágio é escolher os ovos mais limpos e evitar que a casca entre em contacto direto com o ovo.