PJ faz buscas nos escritórios da REN e EDP

O SOL sabe que estas investigações estão  relacionadas os chamados CAE (contratos de aquisição de energia de longa duração) das centrais da EDP foram transformados em CMEC.

PJ faz buscas nos escritórios da REN e EDP

A Polícia Judiciária (PJ) está esta sexta-feira a fazer buscas nos escritórios da REN, EDP e na consultora Boston Consulting.

A notícia foi avançada pela SIC Notícias, mas a informação já foi confirmada pelo SOL: Esta investigação visa os setores financeiros, de contabilidade, informática e os gabinetes de administradores e presidentes dos conselhos de administração.

O SOL sabe que estas investigações estão  relacionadas os chamados CAE (contratos de aquisição de energia de longa duração) das centrais da EDP foram transformados em CMEC (contratos de manutenção do equilíbrio contratual) em 2004 para viabilizar a criação do mercado de eletricidade ibérico. Essas alterações começaram a ter efeitos práticos em 2007 já com José Sócrates no governo. E funcionam como uma compensação atribuída à elétrica portuguesa criados depois da cessação de vários contratos de aquisição de energia que a empresa tinha em cerca de dezenas de centrais elétricas. Estes contratos garantiam à EDP uma receita previsível para a eletricidade produzida naquelas centrais, na maior parte dos casos barragens.

Contactadas pelo SOL, as duas empresas confirmam as buscas e dizem apenas que estão a colaborar com as autoridades.