Sabe distinguir queimaduras de alergias ao sol?

É sempre importante que use proteção solar para a sua pele

Com a chegada do verão, a pele fica exposta ao sol, podendo vir a sofrer  uma alergia. A alergia ao sol é quando aparece uma erupção cutânea na pele que está exposta à luz solar.

De acordo com um artigo do Huffing Post, se depois de estar algumas horas ao sol começar a desenvolver uma erupção cutânea vermelha com comichão no peito e nos braços pode ter uma erupção de luz polimórfica (PMLE). Isto ocorre com maior frequência em mulheres entre os 20 e os 40 anos, normalmente na primavera ou início do verão, sendo desencadeada por várias horas de exposição solar após um longo período sem estar com a pele exposta ao sol (como é o caso do inverno).

Ao longo que a pele vai sendo exposta ao sol a erupção pode começar a desaparecer. No entanto, a PMLE tende a repetir-se de ano para ano, após a primeira vez que aparece. Embora não exista uma prevenção conhecida, usar roupas protetoras contra o sol e protetores solares pode ajudar a prevenir o seu aparecimento.

Alguns minutos após estar ao sol começa a sentir comichão? Pode ser um urticária solar, raramente dura mais do que um dia, desaparecendo quando já não está ao sol. Por outro lado, se está a tomar algum medicamento pode ter uma fotossensibilidade induzida por drogas.

As alergias ao sol nunca afetam o rosto, já uma queimadura solar pode afetar todo o corpo, inclusive o rosto.