Renato Sanches falha primeiros treinos dos Sub-21

Os sub-21 de Rui Jorge já estão a preparar o duelo contra a Sérvia, que será a primeira adversária de Portugal no Europeu da categoria

A uma semana do primeiro jogo de Portugal no Campeonato da Europa de sub-21, a seleção nacional já está na Polónia, país que acolhe a competição este ano, em fase de preparação.

O primeiro jogo dos comandados de Rui Jorge, inseridos no Grupo B, será no próximo dia 17 de junho, diante da Sérvia. Entre os convocados do selecionador a grande surpresa foi o nome de Renato Sanches, já que o médio se tinha tornado num dos protagonistas da conquista inédita de Portugal no Euro 2016, em França.

Essa foi, precisamente, uma das razões que levou Rui Jorge a falar com o atual jogador do Bayern de Munique. «Acredito que quem está num patamar da seleção AA possa ficar desanimado quando não é convocado. A partir do momento em que o ultrapasse, e perceba que a vida é assim, tudo muda. O Renato entrou neste espaço porque é o espaço dele nesta altura. Tudo terá de fazer para desempenhar bem as suas funções», adiantou o selecionador da equipa das quinas, admitindo que sentiu essa necessidade «porque o Renato nunca tinha estado connosco». «Não tive essa conversa com o João Cancelo, que também baixou dos AA para os sub-21. O Cancelo conhece-me e eu conheço-o», concluiu.

O ex-jogador das águias, que se encontra com os seus companheiros da seleção em solo polaco, acabou mesmo por falhar, na passada quinta-feira, a primeira sessão de treinos devido a uma inflamação no ouvido. Ontem, embora tenha assistido ao treino e, até, pisado o relvado ainda não acompanhou os seus colegas nos trabalhos tendo estado, maioritariamente, a assistir do banco de suplentes. Recorde-se que na terça-feira o jornal alemão Bild colocou o internacional português na lista dos jogadores transferíveis do emblema alemão. A mesma publicação escrevia também que seja venda ou empréstimo, o mais certo será a saída do jovem de 19 anos.

À procura do primeiro título

Portugal continua à procura do primeiro título na prova, depois de ter saído derrotado do europeu de 2015 na final, pela marca do castigo máximo. Nesse ano, na República Checa, foi a Suécia (4-3) a levar a melhor sobre a formação lusa que já era comandada por Rui Jorge. A par da Sérvia, Portugal está integrado no Grupo B com a Espanha e a Macedónia na primeira fase do Europeu.

Em entrevista ao jornal O Jogo, Rui Jorge admitiu estar ansioso para que a bola comece a rolar. «Estou ansioso que comece o Europeu. Já lá estivemos e temos a noção do nível competitivo daquela prova. Os nomes das seleções, dizem-me muito pouco. No Europeu de 2015, Portugal e Suécia eram as seleções mais acessíveis, porque não tinham historiais fortes, e deixaram para trás a Inglaterra e a Itália, que eram do mesmo grupo, e acabaram por disputar a final», recordou. «Neste Europeu, iremos defrontar uma Espanha rica em títulos nos sub-21, uma Sérvia a tentar mostrar-se e só a Macedónia não tem historial em fases finais, embora tendo uma boa equipa», sublinhou.

A Itália é a vencedora indiscutível da prova, com cinco vitórias em vinte edições já realizadas sendo, inclusivamente, tricampeã europeia nesse escalão (1992, 1994, 1996). Seguiu-se a conquista de 2000 e sagraram-se campeões, pela última vez, em 2004. A Espanha surge logo de seguida com quatro Campeonatos da Europa sub-21: 1986, 1998, 2011 e 2013.