Feira do Livro. Qual é o livro da sua vida?

O b,i. foi à Feira do Livro em busca de uma resposta que diz muito de cada um de nós. Repetimos, qual lengalenga, a pergunta cliché: ‘Qual o livro da sua vida?’. Saímos de lá com oito respostas completamente diferentes

Feira do Livro. Qual é o livro da sua vida?

Mesmo numa tarde de quarta-feira, a Feira do Livro de Lisboa pulula. São milhares as pessoas que sobem e descem o Parque Eduardo VII carregadas de livros. Há quem os leve para ler em casa e há quem aproveite as esplanadas e os bancos à sombra para desfolhar as aquisições mais recentes.

O público da Feira do Livro é tão heterogéneo quanto as respostas à difícil questão ‘Qual é o livro da sua vida?’. Por ali encontrámos um casal de brasileiros de Salvador que está a acabar o doutoramento em psicologia em Lisboa, um grupo de crianças de nove anos – devoradores de livros – e um casal de turistas californianos.

As respostas são, obviamente, díspares e vão desde autores como William Faulkner a Milan Kundera – passando por Tolkien e o incontornável “Lord of the Rings” – e aterrando na literatura juvenil de Liz Pichon com as aventuras de Tom Gates – resposta em coro do grupo de crianças, claro.

A 87.ª edição da Feira do Livro de Lisboa acaba domingo.

Rodrigo Araújo, 40 anos – Estudante de doutoramento em filosofia

O coração é um caçador solitário, Carson McCullers

«Trata dos aspetos íntimos da vida de um adolescente com a tarefa de viver sozinho mesmo rodeado de muita gente»

Luís Pessoa, 72 anos – Ex-professor universitário

O pensamento de Lenine, Henri Lefebvre

«Foi uma grande abertura para o Marxismo»

Leidiane Coimbra, 33 anos – Estudante de doutoramento em filosofia

Palmeiras selvagens, William Faulkner

«O livro interessou-me pela sua forma. Evidencia que a vida não é tão linear como pensamos»

Vera Ferraz, 44 anos – Funcionária de uma livraria

A insustentável leveza do ser, Milan Kundera

«Abriu-me a consciência a muita coisa. À maneira como os outros nos podem ajudar e também à forma como encaramos as relações com os outros»

Patrícia Oliveira, 28 anos – Funcionária de restauração

Mulheres visíveis, mães invisíveis, Laura Gutman

«Marcou-me porque fala da importância do vínculo e do tempo entre o bebé e a mãe. Sobre a importância do tempo passado entre mãe e filho»

Ginger Gabriel, 73 anos – Ex-psicóloga

Lord of the Rings, J. R. R. Tolkien

«Todos os natais lia a trilogia aos meus filhos. Gosto muito da simbologia, interpreta bem a vida e o bem e o mal. Gosto especialmente do desenvolvimento das personagens»

Miguel Rodrigues, 9 anos – Estudante

Tom Gates, Liz Pichon

«Ando a ler três livros. É engraçado. É sobre um menino que anda na escola e está sempre a arranjar desculpas para não fazer os trabalhos de casa»

Cláudia Araújo, 24 anos – Estudante

A sombra do vento, Carlos Ruiz Zafón

«O livro é escrito de uma forma que agarra o leitor pelas descrições. Entras num mundo aparte com a forma como o autor usa as palavras»