Filhas de Balsemão e Roseta na lista do PSD à câmara de Cascais

Pinto Balsemão é o mandatário. Escritora Filipa Melo integra lista como independente. Cecília Carmo concorre à Assembleia Municipal

Nomes sonantes surgem na lista do PSD em Cascais para estas eleições autárquicas. Carlos Carreiras, recandidato à câmara municipal, convidou a filha de Francisco Pinto Balsemão e a filha de Helena Roseta para integrarem a sua lista de vereadores. Joana Balsemão logo em número três, a seguir ao vice-presidente incumbente, Miguel Pinto Luz, e Filipa Roseta no número seis, precisamente o número de vereadores que os sociais-democratas elegeram há quatro anos.

Francisco Balsemão será o mandatário da candidatura e estará amanhã na apresentação da mesma no largo de Tires, na Freguesia de São Domingos de Rana. Jaime Lavradio será o presidente da Comissão de Honra e Pedro Mota Soares, do CDS-PP, é o candidato à presidência da Assembleia Municipal.

Joana Balsemão é especialista em assuntos ambientais, doutorada pela universidade de Oxford, e é conselheira da representação permanente de Portugal na União Europeia. Filipa Roseta é doutorada pelo Royal College of Arts, de Londres, e professora de Arquitetura na Universidade de Lisboa.

MAIS IGUALDADE NA LISTA

Ao que o i apurou, os convites foram fruto da vontade de incluir nomes pertencentes à sociedade civil e com provas dados no meio académico, assim como o maior paridade de género nas listas apresentadas pela coligação PSD/CDS liderada por Carreiras. A escritora Filipa Melo também será candidata a vereadora na mesma lista, como independente.

A maioria dos restantes membros da lista (Frederico Almeida, Nuno Piteira Lopes, Miguel Arrobas e Frederico Nunes) transitam da lista que ganhou com maioria absoluta em 2013.

Para Carlos Carreiras, os convites garantem que a coligação de centro-direita tem “alguns dos melhores e mais prestigiados quadros profissionais e políticos, partidários e independentes a querer dar continuidade ao trabalho que está a ser feito em Cascais”, assim como “a capacidade da coligação recrutar cidadãos, mostrando o seu apelo crescente na sociedade”, adiantou o atual presidente da câmara, num comunicado de imprensa enviado ontem às redações.

Na lista da coligação à Assembleia Municipal, liderada por Pedro Mota Soares, também faz parte um rosto conhecido do panorama nacional. Trata-se da jornalista Cecília do Carmo. Em declarações ao i, Mota Soares afirmou que a coligação está “a construir uma grande equipa”, de gente “com provas dadas”, de profissões e “percursos diferentes”.

(notícia corrigida às 9h35)