Venda do Novo Banco estará concluída até novembro

 A garantia foi dada pelo secretário de Estado adjunto e das Finanças, Mourinho Félix.

O governo prevê concluir o processo de venda do Novo Banco até novembro. A garantia foi dada pelo secretário de Estado adjunto e das Finanças, Mourinho Félix, depois de o Ministério das Finanças ter sido questionado pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda (BE) sobre o processo de alienação. O governante esclareceu ainda que está, neste momento, a ser preparado o processo de troca de obrigações que deverá estar fechado até ao final do verão. 

O secretário de Estado admitiu que o plano de negócio aprovado com a Comissão Europeia envolve uma reestruturação do banco “para que seja viável”, mas disse que a dimensão desses cortes está “em discussão entre o comprador e a autoridade de resolução.

A Comissão Europeia deverá aprovar a venda do Novo Banco à Lone Star até 17 de julho, após analisar o negócio através de “procedimento simplificado”, que adota quando a operação não suscita preocupações de maior a nível de concorrência.

O contrato de promessa de compra e venda foi assinado em 31 de março passado, para a alienação de 75% do Novo Banco, mantendo o Fundo de Resolução 25%. A Lone Star acordou injetar mil milhões de euros no Novo Banco para capitalizar, dos quais 750 milhões entrarão quando o negócio for concretizado e os outros 250 milhões até 2020.