Burlas na net. Como proteger-se

O email tem sido um meio muito usado para tentativas de fraude e burla

É frequente os consumidores serem confrontados com esquemas de burlas e o correio eletrónico tem sido um meio muito usado para tentativas de fraude e burla.

Obter o número do cartão de crédito, dados bancários, digitalizações de bilhetes de identidade ou passaportes ou conseguir dinheiro são os golpes mais comuns.

Para evitar desagradáveis surpresas, desconfie e informe-se antes de aceitar o que lhe propõem. Este é um cuidado básico para não ser enganado. Também não deve fornecer dados pessoais, bancários ou palavras-chave, a não ser em sites de confiança.

Analise o endereço do remetente. Regra geral, uma empresa credível de média ou grande dimensão não envia emails através de contas gratuitas. Repare também no modo como a mensagem está escrita.

Não é habitual uma instituição financeira estrangeira, por exemplo, enviar emails e, menos ainda, contratos de crédito em português.

Além disso, se encontrar muitos erros ortográficos, o mais certo é ser fraudulento. E nenhuma instituição concede crédito sem garantias, por isso, desconfie se lhe propõem empréstimos de dinheiro sem exigirem algo em troca.