António Costa afirma que “dimensão da tragédia de Pedrógão não se mede pela dimensão dos números”

Primeiro-ministro desvalorizou a questão dos números

O primeiro-ministro, António Costa, reafirmou esta segunda-feira que os números de mortes que o Governo dispõe sobre o desastre de Pedrogão Grande são os números disponibilizados pelas autoridades.

“Todas as aldeias foram vistas casa a casa, quer pela Segurança Social, quer pelas autoridades, que não reportaram mais nenhuma vítima para lá daquelas que foram reportadas”, disse aos jornalistas no início desta tarde.

“A lista de pessoas desaparecidas foi exaustivamente verificada e todas as pessoas designadas então como desaparecidas foram entretanto identificadas. Felizmente a maioria delas vivas, outras infelizmente falecidas”, continuou o primeiro-ministro realçando que os números que dispõe são os que têm sido públicos das autoridades.

Antóio Costa desvalorizou ainda a questão dos números afirmando que a dimensão desta tragédia não se mede pela dimensão dos números: Mas alguém acha que se as vítimas tivessem sido metade a tragédia era menor? Qualquer vida humana tem um valor absoluto. Considero até chocante a discussão sobre critérios estatísticos. A dimensão daquela tragédia é algo inimaginável, horrível, que nos choca a todos”, concluiu.

O Primeiro-ministro diz que se alguém tem conhecimento de um maior número de vitimas deve comunicá-lo.