Mochilas. Filmes e séries de televisão encarecem compras

Personagens como a Hannah Montana ou a Hello Kitty foram substituídas pela Luna, da Disney

Já há muito tempo que as mochilas deixaram de ser usadas apenas em ambiente escolar. São, acima de tudo, uma questão de estilo e de modas. E a escolha normalmente é feita com base no que passa na televisão ou no cinema. As mochilas passaram a ser usadas como um acessório, objeto de desejo para os estudantes das mais variadas idades e a oferta não podia ser mais diversificada.

Além das mochilas, também os cadernos e outro tipo de material escolar é escolhido com base nos mesmos critérios. A nova moda para as raparigas mais novas é a Luna, da família Disney, e as protagonistas do filme de animação Frozen. Enquanto os rapazes continuam ligados a personagens mais antigas como o Homem Aranha ou as Tartarugas Ninja.

Para trás ficam os anos em que todo o conjunto escolar da Hannah Montana ou da Hello Kitty lideravam os tops de vendas em Portugal e um pouco por todo o mundo.

A verdade é que, seja qual for a moda, os gastos em material escolar pesam no bolso dos portugueses, quando chega finalmente a altura do regresso às aulas.

Para tornar as contas dos portugueses mais fáceis de fazer existem sites comparadores de preços e ainda as campanhas de regresso às aulas que proliferam nas superfícies comerciais. Das maiores às mais pequenas, não há nenhuma que não tente atrair as famílias com cabazes económicos que têm o essencial para a escola.

Na lista de dicas para conseguir poupar estão principalmente a compra deste tipo de cabazes oferecidos pelas grandes superfícies comerciais. Neste caso, as modas deixam de contar porque a prioridade é esquecer as personagens da moda e escolher as marcas brancas que o mercado disponibiliza.

Um mochila da Luna pode chegar a custar cerca de 25 euros, assim como uma do Homem Aranha. Já uma mochila simples, que não pertença à lista de material que está na moda, pode ficar a pouco mais de 12 euros. Sofia Martins Santos