Desporto

Ciclismo. Froome é o vencedor virtual da Vuelta

O britânico terminou em terceiro no alto de Angliru e conservou a camisola vermelha na penúltima etapa da Volta a Espanha

Chris Froome ficou praticamente com a vitória na Volta a Espanha garantida depois da 20ª e penúltima etapa, disputada este sábado no alto de Angliru. O ciclista britânico da Sky terminou em terceiro uma ronda ganha por Alberto Contador (Trek-Segafredo), espanhol de 37 anos que se vai retirar no fim da competição e que cumpriu os 117,5 quilómetros entre Corvera de Estúrias e o topo de Angliru em 3:31.33 horas.

Em segundo, a 17 segundos de Contador - que subiu ao quarto lugar da geral individual -, terminou o holandês Wout Poels (Sky), com Froome a fechar o pódio. Este domingo, a última etapa da Vuelta vai ligar Arroyomolinos e Madrid (177,6 km).

Froome, vencedor da Volta a França, está agora muito perto de se tornar o terceiro corredor a conquistar as duas provas, depois de Jacques Anquetil (1963) e Bernard Hinaut (1978). O britânico parte para a última tirada com 2,15 minutos de vantagem sobre o italiano Vincenzo Nibali (Bahrain Mérida) e 2,51 sobre o russo Ilnur Zakarin (Katusha-Alpecin), que neste sábado foi quarto e subiu ao pódio.