Juncker defende criação de ministro europeu da Economia e Finanças

Líder da Comissão Europeia discursou hoje no Parlamento Europeu

Juncker defende criação de ministro europeu da Economia e Finanças

O presidente da Comissão Europeia fez o discurso sobre o Estado da União perante o Parlamento Europeu, esta quarta-feira em Estrasburgo.

Jean-Claude Juncker defendeu a fusão dos postos de comissário europeu dos Assuntos Económicos e de presidente do Eurogrupo, de modo a que a União Europeia passasse a ter um ministro europeu da Economia e Finanças.

Para o presidente da Comissão Europeia, a prioridade é criar as condições para "uma união económica e monetária mais forte" e é nessa linha que Juncker apoia a criação de um fundo monetário europeu, de uma linha orçamental específica para a zona euro, além da figura do ministro da Economia e das Finanças.

"Precisamos de um ministro europeu da Economia e Finanças, alguém que acompanhe as reformas estruturais nos nossos Estados-membros. Ele pode apoiar-se no trabalho levado a cabo pela Comissão desde 2015, no quadro do seu serviço de apoio à reforma estrutural", sublinhou.

Na opinião do responsável, o titular do novo cargo deveria “coordenar o conjunto dos instrumentos financeiros da UE quando um Estado-membro entra em recessão ou é atingido por uma crise que ameace a sua economia".

"Não sou pela criação de uma nova função. Por razões de eficácia, defendo que esta tarefa seja confiada ao comissário europeu responsável pela Economia e Finanças, idealmente vice-presidente da Comissão e presidente do Eurogrupo", explicou ainda.

Já sobre o Mecanismo Europeu de Estabilidade, Juncker sublinhou que o fundo de resgate permanente da zona euro deve "evoluir progressivamente para um fundo monetário europeu". Aliás, adiantou que a Comissão Europeia está já tomar medidas nesse sentido e que serão apresentadas propostas já em dezembro.