Despedimentos no Banco do Brasil

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) já reuniu com o Conselho de Administração do Banco do Brasil para discutir a decisão desta instituição de avançar com um processo de despedimento coletivo em Portugal. 

Em causa, estão 16 trabalhadores das agências do banco em Lisboa e Porto, que irão ficar sem emprego num processo que o SNQTB considera despropositado.  

Em comunciado, pode ler-se: "O Banco do Brasil apresenta lucros em Portugal, tem um rácio de capital que cumpre todos os requisitos regulatórios e uma carteira de crédito sem problemas com imparidades. Além disso, o aumento do fluxo de turistas e dos residentes brasileiros no nosso país recomendaria um reforço das capacidades do banco no mercado nacional e não o contrário. Não há, pois, razão nenhuma para avançar para o despedimento coletivo".

O mesmo documento refere ainda que a decisão surge na sequência da transferência do negócio de retalho do Banco do Brasil para o Banco CTT, que irá afetar 23% dos trabalhadores da instituição bancária. 

Com a alteração e redução de efetivos, o Banco do Brasil ficará comum rácio de um administrador para pouco mais de dez trabalhadores.