Eleições ADSE. Lista G apoiada pela Frente Comum elege três membros

João Proença apoiado pela Federação de Sindicatos para a Administração Pública (FESAP) também conseguiu ser eleito para o Conselho Geral e de Supervisão da ADSE.

Já são conhecidos os resultados provisórios das eleições do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE. A Lista G apoiada pela Frente Comum conseguiu eleger três elementos, dos quatro que estava a votos.  

Francisco José dos Santos Braz da lista G foi o primeiro eleito, seguido por António José Coelho Nabarrete da mesma lista.O terceiro eleito foi João Proença da lista E, antigo líder da UGT, e é apoiada pela Federação de Sindicatos para a Administração Pública (FESAP) e o quarto eleito foi Manuel Ramos também da lista G.

Tal como o i avançou, as listas supostamente de independentes estão a ser dominadas por sindicatos. Às eleições de 19 de setembro concorrem três listas apoiadas ou ligadas aos sindicatos que já estão, por inerência, representados no conselho

De acordo com a ADSE, este processo eleitoral contou com a participação de 18421 votantes, tendo-se obtido 18067 votos válidos, depois de apurados 187 votos nulos e 167 votos em branco. Um processo que foi marcado por elevada abstenção, já que contou com a presença de 2,2% dos 830 mil beneficiários titulares que podiam votar. 

As eleições tiveram lugar esta terça-feira e após o Conselho Geral e de Supervisão estar em pleno poderá pôr em marcha a entrada de novos beneficiários no subsistema de assistência na doença dos funcionários e aposentados do Estado, apesar de esta estrutura ter como missão emitir pareceres prévios sobre os objetivos estratégicos da ADSE, os planos de atividades, o orçamento e sustentabilidade, assim como supervisionar a atividade do conselho diretivo deste subsistema de saúde. 

Com esta alteração, a ADSE – agora um instituto tutelado pelos ministérios da Saúde e das Finanças – vai ser dirigida por um conselho-geral composto por 15 membros, seis indicados pelo governo, quatro representantes dos beneficiários da ADSE, três dos sindicatos da administração pública – Federação dos Sindicatos da Administração Pública e de Entidade com Fins Públicos (FESAP), Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública e Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado e Entidades com Fins Públicos (STE) – e dois das associações de reformados. 

Confira aqui os resultados: 

Lista A: 1.790

Lista B: 2564

Lista C: 486

Lista D: 449

Lista E: 3.136

Lista F: 1.327

Lista G: 8.315