Espanha. Bernabéu continua sem sorrir – mesmo com o fim do castigo de Ronaldo

O cenário não é famoso para o Real Madrid: com cinco jornadas, está já a sete pontos do Barcelona. A deslocação ao reduto do Alavés assume já, por isso, contornos decisivos

A entrada do Real Madrid na temporada até foi famosa – ou mais do mesmo. Venceu as duas Supertaças (espanhola e europeia) e ainda arrasou na primeira jornada, na deslocação à Corunha: 3-0, mesmo já sem Ronaldo, a cumprir o segundo jogo de castigo depois de empurrar o árbitro na primeira mão da Supertaça espanhola, frente ao Barcelona. O problema foi a partir daí: empates caseiros com Valência e Levante, amenizados pelos triunfos na Liga dos Campeões (3-0 ao APOEL) e no sempre difícil terreno da Real Sociedad (3-1).

Dois resultados que não chegaram para disfarçar algumas lacunas, nomeadamente ao nível da eficácia goleadora. E que ficaram bem patentes nesta quarta-feira, com a derrota caseira perante o modesto Bétis (0-1), mesmo já com Ronaldo de volta. A venda de Morata, a lesão de Benzema e o mau momento – já bastante prolongado – de Bale, aliados ao tal castigo de Ronaldo, deixaram a nu a ausência de alternativas para atirar a contar. Nesta quinta-feira, de resto, o outro Ronaldo – o Fenómeno brasileiro – gracejou sobre o tema: “Acho que o Real está bem servido. Ainda tem o miúdo (Mayoral), que marcou contra a Real Sociedad. Mas, se precisarem de um avançado, eu ponho-me já em forma!”

A jornada deste fim de semana será, por isso, de uma importância extrema para os merengues. Pela frente têm uma deslocação ao terreno do moribundo Alavés, que conta por derrotas os cinco jogos efetuados – e sem qualquer golo marcado. O Real está já a sete pontos do Barcelona e qualquer deslize adicional poderá significar uma verdadeira machadada nas aspirações de revalidar o título, até porque não é crível que os blaugrana tropecem no dérbi da Catalunha com o recém-promovido Girona.

Muitos motivos de interesse A jornada na Premier League abre com um dérbi londrino: o West Ham, de José Fonte e Domingos Quina, recebe o Tottenham. Logo depois entram em campo vários outros portugueses, com destaque para a visita do Manchester United, de José Mourinho, ao terreno do Southampton, onde Cédric é o lateral direito incontestado. Os red devils têm de vencer para não deixar fugir a liderança, até porque os vizinhos do City recebem o Crystal Palace, último classificado de forma bem destacada – cinco derrotas em cinco jogos e nenhum golo marcado.

Já o Watford, orientado por Marco Silva, visita o terreno do Swansea, onde Renato Sanches começa a impor-se. Os hornets vão tentar pôr para trás das costas a péssima imagem deixada na jornada passada: 0-6 frente ao Manchester City, depois de um início de temporada quase imaculado.

Na Serie A, destaque para o dérbi entre a Juventus, que conta por vitórias os cinco jogos disputados, e o Torino, atual quinto classificado. O Nápoles, uma verdadeira máquina de fazer golos, visita o terreno do recém-promovido SPAL e nada indica que venha a deslizar, pelo que a Vecchia Signora não poderá adormecer.

Em França, o Mónaco de Leonardo Jardim visita o Lille, onde joga Edgar Ié, na esperança de colocar alguma pressão no super PSG, que no sábado se desloca ao campo do Montpellier.