Apreendidas mais de 25 milhões de doses de medicamentos

Esta operação juntou mais de 123 países, e Portugal apreendeu medicamentos ilegais no valor de 11.337 euros.  

A operação internacional – Pangea x – juntou autoridades aduaneiras e nacionais do medicamento de 123 países, e apreendeu mais de 25 milhões de doses de medicamentos ilegais entre os dias 12 e 16 de setembro.

Calcula-se que o valor da apreensão seja de cerca de 42,6 milhões de euros, e nas alfândegas foram detetados produtos ilegais e contrafeitos para o tratamento da dor, epilépsia, disfunção erétil, antipsicóticos, suplementos dietéticos e vários outros produtos na área da nutrição.

Em Portugal, esta ação envolveu o Infarmed e a Autoridade Aduaneira. Foram controladas 7363 encomendas, dais quais 79 foram apreendidas.

De acordo com um balanço feito pelas autoridades portuguesas, “ foi possível impedir a entrada de 6686 unidades de medicamentos ilegais com um valor estimado de 11.337 euros”.

As autoridades referem ainda, em comunicado, que a nível global, resultaram da operação "1058 investigações, tendo sido suspensos mais de três mil anúncios de produtos farmacêuticos ilícitos através de plataformas de redes sociais e foram encerrados 3584 websites".

Além disso, esta investigação também teve como foco principal a venda de dispositivos médicos ilícitos, como é o caso de aparelhos e implantes dentários, seringas, preservativos, tiras-teste de uso clínico e vários equipamentos cirúrgicos”.