Há 14 batons hidratantes à venda no mercado perigosos para a saúde

Os produtos contêm substâncias derivadas de petróleo que são “potencialmente perigosas para a saúde”, disse a Deco.

A Deco Proteste analisou vinte produtos que servem para hidratar os lábios, e concluiu que 14 deles contêm substâncias derivadas do petróleo, e que são “potencialmente perigosas para a saúde”.

Estes resultados foram divulgados esta terça-feira, e revelaram-se alarmantes. Algumas das marcas envolvidas são a Labello, a Eucerin, a Uriage e a Maybelline.

“A lei permite a utilização de óleos minerais em cosméticos, se se conhecerem todos os antecedentes de refinação e se se puder provar que a substância a partir da qual foram produzidos não é carcinogénica”. No entanto, “a presença de mais de 10 por cento de hidrocarbonetos saturados de óleos minerais e de hidrocarbonetos sintéticos saturados em produtos que podem ser engolidos, como os hidratantes labiais, é potencialmente perigosa”, explica a Associação para a Defesa do Consumidor.

Para minimizar o consumo destes produtos, por uma questão de saúde, a Deco revelou uma lista de 13 ingredientes que devem ser evitados e que estão presentes em vários produtos à venda em farmácias e supermercados.