Catalunha. Rei de Espanha: “Sem respeito democrático não há convivência em paz”

O Rei de Espanha, Felipe VI, falou hoje, pela primeira vez, sobre o que se tem passado nos últimos dias em Barcelona, e afirmou que estão a ser vividos “momentos muito graves” na democracia.  

“Com as suas decisões [as autoridades catalãs] enfraqueceram de forma sistemática e reiterada as normas, demonstraram uma deslealdade inadmissível aos poderes do Estado, aos que representam na Catalunha. Abalaram a harmonia e a convivência na sociedade catalã”, começou por dizer o rei.

“Essas autoridades [catalãs] situaram-se à margem do Direita e da democracia, tentaram quebrar a unidade de Espanha e a soberania nacional. Por tudo isso e perante a situação de extrema gravidade, que requere o compromisso de todos, é responsabilidade dos poderes legítimos do Estado assegurar a ordem constitucional”, diz ainda.

"Sem respeito democrático não há convivência em paz. Na Espanha constitucional e democrática têm um espaço de encontro e concórdia", referiu ainda Felipe, pedindo “tranquilidade” e “paz”, pois "sem respeito democrático não há convivência em paz. Na Espanha constitucional e democrática têm um espaço de encontro e concórdia", refere ainda o rei.

“Numa Espanha melhor todos desejamos que esteja também a Catalunha. Reafirmo o firme compromisso da coroa com a democracia, com a unidade e a permanência de Espanha”, terminou assim declaração de Felipe VI.