Catalunha. É oficial, banco Sabadell muda sede para Alicante

O quinto maior banco espanhol e o segundo da Catalunha vai assim poder continuar protegido pelas regras exigentes de supervisão do BCE  e a operar com toda a normalidade dentro do sistema bancário europeu.

O conselho de administração do banco catalão Sabadell decidiu esta quinta-feira, em sessão extraordinária, transferir a sua sede social para Alicante, perante a possibilidade de a Catalunha declarar unilateralmente a independência na próxima semana.

O quinto maior banco espanhol e o segundo da Catalunha vai assim poder continuar protegido pelas regras exigentes de supervisão do BCE (Banco Central Europeu) e a operar com toda a normalidade dentro do sistema bancário europeu.

A deslocalização para aquela cidade junto ao Mediterrâneo, na Comunidade Valenciana (sul da Catalunha), também implica que a entidade bancária passará a pagar impostos no local onde tem a sua sede social.

Também o CaixaBank, dono do BPI – um dos três grandes grupos bancários espanhóis, juntamente com o Santander e o BBVA – e o Sabadell são os mais recentes casos a estudar esta possibilidade. De acordo com o jornal espanhol El Mundo, há administradores do CaixaBank que querem preparar a mudança de sede, devido às incertezas trazidas por uma eventual declaração de independência da Catalunha.

De acordo com a publicação, o presidente Jordi Gual é favorável a um plano de contingência.  Uma das soluções em cima da mesa é a mudança de sede para as Baleares. Uma decisão que irá ao encontro da designação da instituição financeira que deu origem ao La Caixa, acionista maioritário do CaixaBank: Caja de Pensiones para la Vejez y de Ahorros de Cataluña y Baleares.