Golfe. Mais de mil jogadores pelo terceiro ano em 27 torneios

O clube de Golfe da Ilha Terceira defende em casa o título, na final marcada para 21 e 22 de outubro 

Pelo terceiro ano consecutivo, mais de mil jogadores participaram no Troféu Açores / Troféu Ibérico de Clubes, que atribui a Taça André Jordan. Depois de completadas as 27 etapas classificativas, em clubes de Inglaterra, Espanha e Portugal, está tudo pronto para a Final que irá realizar-se nos próximos dias 21 e 22 de outubro, no Clube de Golfe da Ilha Terceira, que terá a responsabilidade de defender o título conquistado no ano passado, no Batalha Golf Course, na ilha de São Miguel.
 
O total de participantes ascendeu em 2017 a 1.149, sendo que, em Portugal, o circuito promovido pelo Club de Golf Ibérico em colaboração com a Stream Plan passou por todas as regiões do país à exceção da Madeira, e agora a Final irá pela primeira vez viajar à ilha Terceira.
 
Os últimos sete torneios de apuramento e os respetivos campeões foram os seguintes:
– Symington Cup, no Lisbon Sports Club, com 40 jogadores, venceu João Vieitas.
– 5º Torneio do Circuito Norte da ANSGP, no Axis Ponte de Lima Golf, com 67 jogadores, venceu Fernando Pacheco.
– 6º Torneio da Ordem de Mérito do Clube de Jornalistas, venceu Vítor Caldas.
– 4º Torneio da Ordem de Mérito do Club de Golf Ibérico, venceu Pedro Lalanda Gonçalves.
– 4º Torneio da Ordem de Mérito do Club de Golf do Montado, venceu Rodrigo Andrade. Estes três torneios decorreram em simultâneo no Montado Hotel & Golf Resort, em Palmela, reunindo, 26 jogadores.
– Torneio de Apuramento do Troféu Açores do Clube de Golfe de Viseu, no Golfe de Montebelo, com 26 jogadores, venceu José Manuel Santos.
– 6º Circuito do Sul da ANSGP, no Salgados Golf Course do NAU Hotels & Resorts, com 56 jogadores, venceu Augusto Andrade.
 
Entretanto, numa iniciativa de grande sucesso, o Clube de Golfe da Quinta das Lágrimas tem optado por realizar um circuito dentro do circuito, ou seja, levou a cabo seis torneios integrados no “Circuito Tranquilidade/Confinvest Race to Açores”, com um ranking que resultou no somatório dos pontos amealhados em cada torneio. O ranking terminou com 88 jogadores classificados e os vencedores net, António Tendeiro e Rui Brás, foram os eleitos para a Final nos Açores. Curiosamente, como fez notar Vera Fino, do Departamento Técnico da Stream Plan, «é a mesma dupla que se tinha qualificado no ano passado».
 
Os jogadores apurados para a Final são os seguintes: Ana Maria Rebelo, Marco Moniz, Manuel Ramos, Jaime Cunha, José Leite Braga, Luís Chaves, José João Soares, João Couto, Carlos Magalhães Gonçalves, José Carlos Silveira, Rui von Amann, Vicente Cordero, Andy Parry e Kim Um Young-Goo, António Tendeiro, Rui Brás, Leonel Seixas (apesar de não ter ganho o torneio em Montebelo, foi 2º e foi indicado pelo Clube para a Final), Pedro Quitério Coelho (substitui Rodrigo Andrade pelo Montado, por o vencedor do torneio de apuramento ter menos de 16 anos e o regulamento do Troféu Açores ter essa especificidade), Augusto Andrade, Vítor Caldas, Pedro Lalanda, Fernando Pacheco Moreira e João Ribeiro Soares (foi 2º no Lisbon Sports Club, tendo o campeão manifestado a sua indisponibilidade de competir na Final). Vasco Alves e António Atayde também se apuraram mas não podem estar na Final.
 
Se a Final do 4º Troféu Açores é uma prova individual, já o 6º Troféu Ibérico de Clubes é uma competição entre equipas de dois jogadores e o regulamento dita que o vencedor de cada etapa qualificativa designe o seu parceiro na Final, um pouco à semelhança do que sucedeu durante muitos anos na Taça do Mundo de profissionais.
 
Os campeões de 2017 já selecionaram os seus companheiros de clube e os nomeados foram os seguintes: Lívio Pinto, António Rebelo, Mimi Roberts, Flávio Barcelos, Óscar Silva, João Gouveia, Sandálio Ruíz Millán, Hyuk Suk Sin Kim, Rui Lopes, José Carvalho, Marco Vasa Ferreira, Nuno Pinto Vieira, Joaquim Proença, José Marques Oliveira, Luís Rodrigues Coelho, Jorge Guerreiro, Luís Valença, Pedro Mourato Gordo e José Ferreira Moreira.
 
Teremos, portanto, um total de 41 jogadores a final a representarem 21 clubes, um aumento em relação aos 37 jogadores que estiveram na Final do ano passado, em São Miguel.
 
Todos os jogadores viajarão na Azores Airlines para a Terceira e olhando para esta primeira lista de inscritos é impossível não destacar o nome de José Marques Oliveira, do Clube de Golfe de Viseu, que no ano passado levou o seu clube ao 2º lugar do Troféu Ibérico de Clubes ao lado de Carlos Rodrigues. Viseu é, aliás, um crónico candidato à vitória, tendo ganho em 2013 e 2014. Em 2015 foi a Secção Norte da Associação Nacional de Seniores de Golfe e no ano passado o C.G. Ilha Terceira.
 
Todas as etapas qualificativas distribuíram prémios patrocinados pela Murganheira (uma caixa com 3 vinhos, Reserva Tinto DOC Especial, Reserva Branco e Velha Reserva Bruto), pela Azores Gourmet (pack degustação com variedade de produtos gourmet açorianos) e Kankura Golf (voucher 50% desconto em calçado). E em quase todos estes eventos os participantes tiveram oportunidade de degustar produtos açorianos fornecidos pela Azores Gourmet, fruta, águas e café Fonte Viva/ Simple Fruit e Murganheira.
 
Como é fácil de verificar-se, pela distribuição geográfica, pelo número e diversidade de participantes, quer em termos de qualidade de jogo, quer de género, quer de faixas etárias, o Troféu Açores e o Troféu Ibérico de Clubes conseguem divulgar a Região Autónoma dos Açores, criando uma simbiose perfeita entre o desporto e o turismo.
 
O Troféu Açores e o Troféu Ibérico de Clubes são organizados e promovidos pela Stream Plan, empresa que encerra nos seus quadros e em parcerias diretas uma vasta equipa com grande experiencia na organização de eventos desportivos (Volta a Portugal em Bicicleta, Volvo Ocean Race, Rali Dakar, Campeonatos do Mundo de Vela, Troféu de Portugal TP52, Lisbon Grand Prix Offshore, WCT Figueira Pro, etc.).
 
Em golfe, alguns dos elementos da Stream Plan foram responsáveis ou colaboraram, para além das edições anteriores do Açores Ladies Open, na realização de mais de 30 eventos do European Tour, incluindo o Open de Portugal, Estoril Open, Madeira Islands Open e Brazil Open e ainda inúmeros eventos do European Challenge Tour, Ladies European Tour e European Seniors Tour.