Preço da eletricidade desce 0,2%

As tarifas de eletricidade no mercado regulado devem descer 0,2% para os consumidores domésticos em 2018. 

“A variação entre 2017 e 2018 das tarifas de venda a clientes finais em Baixa Tensão Normal (BTN) dos comercializadores de último recurso proposta ao Conselho Tarifário é de uma redução de 0,2%“, refere em comunicado o regulador do setor energético.

De acordo com a proposta, esta redução será a primeira descida da eletricidade no espaço de 18 anos neste mercado. Vai representar nove cêntimos numa fatura média mensal de 45,7 euros.

A medida vai beneficiar os 1,2 milhões de consumidores no mercado regulado de electricidade. A última descida (-0,6%) tinha sido em 2000 e nos últimos dez, as tarifas de eletricidade subiram todos os anos. A subida mais acentuada teve lugar em 2009 (+4,3%) e menos este ano (+1,2%).

A descida, proposta pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), será avaliada pelo Conselho Tarifário, órgão do regulador. Depois o Conselho de Administração da ERSE aprova, até 15 de dezembro, as tarifas para a eletricidade.

Os consumidores abrangidos pelas tarifas sociais de venda a clientes finais, uma vez que já contam com um desconto de 33,8% nas tarifas, ainda sentirão uma redução menos expressiva. Estes clientes “terão uma redução na fatura mensal de eletricidade no valor de 0,05 euros, para uma fatura média mensal de 20,40 euros”, diz a ERSE.