Álcool melhora a capacidade de falar uma língua estrangeira

Estudo foi publicado no Journal of Psychopharmacology

A maioria das pessoas não se sente confortável para falar uma língua estrangeira em público, no entanto, há solução.

Segundo um novo estudo publicado no Journal of Phychopharmacology, o álcool melhora a capacidade de falar línguas estrangeiras.

O estudo, feito por investigadores da Universidade de Liverpool, da Universidade de Maastricht e do King’s College de Londres, analisou 50 pessoas que falavam alemão e que tinham aprendido holandês recentemente. Depois, a uns foi dado uma bebida com álcool e a outros uma bebida sem álcool e foi-lhes pedido para falarem durante algum tempo holandês.

As conversas foram gravadas e depois avaliadas por dois holandeses, sendo que os indivíduos que tinham álcool no sangue estavam melhor classificados do que os que estavam completamente sóbrios. Estes resultados vieram comprovar que o álcool melhora a capacidade de falar uma segunda língua.

Os investigadores explicaram que o álcool prejudica as funções cognitivas (como por exemplo estar atento ou lembrar factos), mas diminui a ansiedade social, aumentando a autoconfiança que permite às pessoas falar com outras numa segunda língua mais facilmente.

No entanto, os investigadores ainda têm de testar oficialmente esta opção.