Alerta. Próximos dias propícios a incêndios

Tempo seco e quente vai manter-se nos próximos dias.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, para os próximos dias, um cenário meteorológico quente e muito seco, com ventos fortes.

A situação é, portanto, favorável à ocorrência de incêndios rurais que, caso deflagrem, podem evoluir com muita rapidez de propagação.

Medidas preventivas

Por se tratar de haver um risco muito elevado de incêndio, há que ter cuidados redobrados, nomeadamente no que diz respeito aos comportamentos de risco e fruição do espaço rural, para que sejam evitados ignições suscetíveis de originar incêndios rurais grandes e facilmente propagáveis.

A Proteção Civil recorda que em alturas em que as temperaturas são elevadas, não é permitido: realizar queimadas ou fogueiras; utilizar equipamentos de queima e de combustão; queimar matos cortados e amontoados ou qualquer tipo de sobrantes de exploração; lançar balões com mecha acesa ou outro tipo de foeguetes; fumar ou fazer lume em espaços florestais ou vias circundantes; proceder à fumigação ou desinfestação de apiários com equipamentos sem dispositivos de retenção de faúlha;