Marcelo Rebelo de Sousa exige que país não volte a falhar

No final da sua visita aos Açores, o Presidente afirmou que agora é tempo para fazer o necessário

Marcelo Rebelo de Sousa, terminou a sua visita aos Açores deixando alguns avisos e apelos acerca dos incêndios. O Presidente da República afirmou ser necessário assumir o dever e que isso é uma exigência para todos.

Marcelo referiu que o país ficou chocado com as duas tragédias que se sentiram em Portugal e que agora é tempo para fazer o que é necessário.

“Essas tragédias impõem agora deveres. E deveres instantes para todos. Não é para A, B, C, D. Não há como nós todos não nos sentirmos pressionados a olhar para o que é preciso fazer num prazo muito curto”, referiu.

O chefe de Estado referiu ainda que vai manter a pressão sobre todos e não apenas no Governo. “O Presidente vai assumir até ao fim do seu mandato, com este Governo e com o próximo Governo, qualquer que ele seja, porque assume consigo próprio um dever de exigência constante para que não ocorra novamente uma tragédia como esta”, explicou.

“Olhemos para aquilo que é fundamental e não para esta questão menor de 'é uma exigência a A, a B, a C, a D por razões conjunturais. Não é nada disso. É uma exigência nacional. Ou somos exigentes para resolver o problema ou não somos e não resolvemos. Se não resolvermos falhamos todos”, alertou, concluindo que para já existem outras prioridades do que fazer uma revisão da lei fundamental para permitir partidos regionais.