Cardeal Patriarca pede aos padres para rezarem pela vinda de chuva

D. Manuel Clemente pede que se tirem conclusões “para bem gerir e melhor prevenir” factos naturais, mas sublinha que, para um crente, a natureza admite interrogações mais profundas

O Cardeal Patriarca de Lisboa propôs hoje aos sacerdotes que façam uma oração pela vinda de chuva sempre que as missas diárias o permitirem.

Numa nota publicada no site do Patriarcado, D. Manuel Clemente salienta que o país tem sofrido este ano uma seca prolongada, que afeta o ambiente e as culturas. "Os incêndios foram extremamente gravosos, com grande número de vítimas mortais e de feridos, além de muitos danos materiais e prejuízos económicos e sociais, que é urgente colmatar. Toda a solidariedade é devida a quem sofreu, toda a intervenção estatal e social é absolutamente prioritária."

Prossegue depois apontando duas ordens de compreensão para a situação climática que o país tem vivido. "A realidade, também a natural e meteorológica, tem vários níveis de compreensão, que podem e devem convergir. À ciência compete a primeira explicação, a partir da observação e interpretação correta dos fenómenos. Daqui se tiram conclusões para bem gerir e melhor prevenir os factos naturais." Mas, para contextualizar a proposta de oração, D. Manuel Clemente explica que "a natureza admite ainda interrogações mais profundas, que sondem o sentido último das coisas, para além do seu mero acontecer. Para um crente, a natureza é propriamente “criação”, dom inicial e permanente de Deus Criador."

O Cardeal Patriarca salienta que, na tradição bíblica, esse dom é confiado à humanidade, para que o administre com gratidão e corresponsabilidade, evocando que os "cristãos encontram nas palavras e atitudes de Jesus Cristo a luz e o estímulo para de tudo cuidarem e tudo recuperarem quando é caso disso". D. Manuel Clemente diz ainda que o sentido da oração, como a que agora propõe, é pedir "a Deus o que Ele mesmo nos quer dar, em absoluta coincidência de vontade.

Pode ler a mensagem de D. Manuel Clemente e a oração nesta página.