Bruxelas garante que “UE não quer banir ‘kebab’”

A polémica é agora desfeita. A Comissão Europeia esclareceu que o seu papel é garantir única e exclusivamente a segurança alimentar.

A Comissão Europeia – CE – propôs a extensão da possibilidade de usar o aditivo alimentar chamado ‘fosfato’, que é necessário em determinadas preparações de carne de espeto, escreve o Jornal Económico, citando fonte oficial da CE, que assegura que o objetivo é apenas o de garantir a segurança alimentar, pelo que o ‘kebab’ não será banido.

O esclarecimento por parte de Bruxelas surge após terem sido publicadas diversas notícias nos últimos dias, que davam conta da possibilidade de os ‘kebabs' serem banidos devido à utilização de ‘fosfato’ necessário à conservação deste tipo de carne que é tipicamente turca. 

 “O aditivo permite uma congelação homogénea que impede o risco de tratamento térmico desequilibrado, garantindo, assim, que as tiras de carne assada servidas aos consumidores são seguras.”, esclarece fonte oficial da CE.

Ainda de acordo com a mesma fonte, o projeto de proposta recebeu um forte apoio pelos Estados-membros no Comité permanente em 25 de setembro de 2017, onde 24 Estados-membros votaram a favor. “Nenhum Estado-membro questionou a segurança da utilização proposta”, assegura ainda.

Desta forma, a Comissão Europeia propôs expandir o regime de exceção para permitir a utilização de fosfato nestes espetos verticais usados para os ‘kebabs’, e que até ao momento não havia qualquer regulação acerca do assunto.