Indústria portuguesa em alta

A indústria portuguesa cresceu 11,4% em outubro devido ao aumento das vendas para o exterior. Em destaque está a indústria do têxtil e vestuário, que teve um aumento das exportações de 8,9%. 

De acordo com dados desta segunda-feira do Instituto Nacional de Estatística (INE), o maior volume de negócios da indústria portuguesa teve como base as exportações, que subiram 15,2%, quase duplicando a taxa de crescimento de setembro (7,6%).

O volume de negócios no mercado interno cresceu 8,8%, também acelerando face ao registado em Setembro (6,5%)."Esta aceleração poderá refletir, em parte, efeitos de calendário, dado que em setembro e outubro de 2017 se registaram, respetivamente, menos um dia e mais um dia útil que nos mesmos meses de 2016", revela o instituto.  

Os números de outubro elevaram o crescimento acumulado nos últimos 12 meses para 8,6%. Em setembro esta taxa tinha sido de 7,2%.

A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) revelou também esta segunda-feira que as exportações da indústria têxtil e vestuários portugueses, nos primeiros dez meses do ano, subiram 4,4%, somando quase 4,4 mil milhões de euros.

Os destinos que mais cresceram foram os EUA (38,2 milhões de euros, taxa de 17,5%), França (33,5 milhões de euros, 6,5%) e Itália (24 milhões de euros, 13,6%).

No período, o saldo da balança comercial dos têxteis e vestuário ascendeu a 962 milhões de euros. A ATP assinala que é “um dos melhores resultados apresentados entre as atividades exportadoras da economia portuguesa”.