Faculdade de Direito reage a protesto de alunos

PSP foi chamada ao local e já reabriu as portas da faculdade

As instalações da Faculdade de Direito estiveram, durante a manhã desta terça-feira, encerradas a cadeado, por protesto dos alunos.

Os alunos protestaram contra o que dizem ser “manifesto desrespeito, traduzido em inúmeras situações de incumprimento, do regulamente de avaliação”.

Os estudantes de direito estão a mostrar-se preocupados com a avaliação, e temem que a mesma possa ser influenciada, razão pela qual querem uma avaliação por anonimato. Os discentes defendem, não só a implementação da avaliação por anonimato, assim como uma revisão da duração dos exames escritos e uma redução do número de alunos por sub-turma.

Face a toda a situação, a direção da faculdade já reagiu, em comunicado, e garante que a avaliação por anonimato “não está ainda implementada apenas por indefinições do respetivo regime (…) e por dificuldades práticas”.

A direção desta instituição sublinha ainda que se estas “dificuldades práticas não forem devidamente acauteladas podem gerar uma significativa perturbação nos exames e não garantir a correta avaliação dos alunos no primeiro semestre”.

Uma aluna da faculdade disse ao i que os alunos estão “indignados com a reação do diretor porque diz que ficou surpreendido, mas a verdade é que os alunos já o tinham confrontado várias vezes com este método de avaliação”.

Em causa estará o sistema informático, que não se encontra ainda preparado para que a avaliação por anonimato prossiga, razão pela qual a empresa responsável pediu à faculdade “um prazo adicional de três meses para a implementação do regime do anonimato, tornando incompatível com a sua aplicação já em janeiro”, altura em que se realizam os exames de final de semestre.

“Os alunos não têm estado a ir às aulas em forma de protesto”, referiu a aluna.