Não sabe como poupar nas pilhas este Natal? Siga estas dicas

Irão ajudá-lo a ter uma época natalícia mais sustentável

O Natal é sinónimo de comida, boa disposição e presentes. Com eles, chegam os brinquedos, os aparelhos e os eletrodomésticos, o que obriga a um consumo extra de pilhas. Para não aumentar a pegada ecológica, a Ecopilhas, entidade privada dedicada à gestão de resíduos de pilhas e acumuladores, fez uma lista com algumas dicas para poupar neste Natal e ser mais amigo do ambiente.

1 – Colocar pilhas e baterias usadas no pilhão: sabia que existem mais de 20 mil pilhões em todo o país? De acordo com o comunicado da Ecopilhas, para além de estar a contribuir para a preservação do planeta, está também a ajudar o IPO de Lisboa na aquisição de aparelhos de diagnóstico.

2 – Saiba onde guardar as pilhas novas: não as exponha a grandes diferenças de temperatura, armazenando-as em locais frescos e secos.

3 – Não guarde aparelho com pilhas: se vai pôr aquele rádio antigo na arrecadação, tire as pilhas antes de o fazer. Isso irá evitar a descarga das pilhas.

4 – Faça testes antes de as pôr no pilhão: pode ser que ainda sejam úteis noutros aparelhos com menos exigência energética. Assim estará a evitar o desperdício.

5 – Usar pilhas recarregáveis: “Em todos os aparelhos de alto consumo de energia e utilização constante, como os brinquedos ou as máquinas fotográficas, aconselha-se o uso de pilhas recarregáveis. Estará a proteger o ambiente e a sua carteira. Quando deixarem de carregar, coloque-as no Pilhão para assegurar o destino mais adequado: a reciclagem”, lê-se no comunicado.

6 – Substituir velhas por novas: evite misturar pilhas antigas com outras que ainda não foram usadas. Isso irá provocar um maior desgaste das novas.