Cientistas tentam encontrar ligação entre genética e homossexualidade

Tema polémico foi estudado por investigadores da NorthShore University

Será que a homossexualidade também faz parte da herança genética que passa de pais para filhos? É um tema polémico, mas um novo estudo faz a associação entre estas duas questões.

Os investigadores da NorthShore University, nos Estados Undiso, analisaram amostras de sangue e saliva de 1077 homens homossexuais e 1231 heterossexuais, todos de ascendência europeia. Os cientistas concluiram que existem dois genes que podem estar relacionados com a homossexualidade – foram detetadas diferenças genéticas em dois cromossomas, o 13 e o 14.

No primeiro, foi encontrado o gene SLITRK6. Este está presente no diencéfalo, parte do cérebro que altera o tamanho de acordo com a orientação sexual, refere o artigo publicado no Science Alert. No cromossoma 14, foi identificado o TSHR, um dos genes da tiróise que altera o hipocampo.

No entanto, ainda não existem provas concretas de que estas alterações sejam responsáveis pela homossexualidade. Ou seja, fazem parte da herança genética, mas não é por os herdar que o indivíduo será homossexual.

Para saber mais, clique aqui