«Não ao ruído»

Este apelo – «Não ao ruído» – foi captado em Lisboa, na zona do Cais do Sodré, no âmbito do Festival Silêncio, um festival em que a palavra é central, seja dita, representada, escrita ou cantada, e afixada nas varandas dos prédios.

Este cartaz transmite aquilo que pensam, muitas vezes, os habitantes de zonas muito frequentadas à noite. O «ruído vário da rua», nas palavras de Fernando Pessoa, causado pelas pessoas que ficam nas ruas, a conversar, a fumar e a beber, incomoda quem habita nessas zonas e gostaria de estar descansado ou, mesmo, de dormir. Creio que este é o caso, em Lisboa, não só do Cais do Sodré como também do Bairro Alto ou de Santos. E imagino que, em outras cidades do País, se passe o mesmo.

Mas «Não ao ruído» também pode significar não ao ruído que perturba a comunicação, ao ruído causado em torno de determinados temas, e que leva a que estes sejam menos claros, menos transparentes. O ruído, neste sentido, poderá ser qualquer interferência na vida, poderá ser tudo aquilo que turva e perturba o que pensamos e sentimos. E o ruído pode ser causado pelas opiniões dos outros, por aquilo que pensam, por aquilo que dizem, e que nos incomoda e impede de vermos de forma clara, de analisarmos as situações e de tomarmos decisões. Sem certeza, sem clareza é muito difícil decidir e, até mesmo, atuar. Porque o ruído interfere com os sons claros e límpidos que queremos ouvir nos nossos pensamentos. 

Os conselhos dos outros são, muitas vezes, úteis e ajudam-nos a ter perspetivas diferentes, algumas até sobre as quais nunca pensámos, ajudam-nos a refletir e, também, a tomar decisões. Mas, apenas se forem conselhos amigos, conselhos bem-intencionados e de quem realmente pretende ajudar. No entanto, há também conselhos que não o são. Disfarçados de conselhos, somos, por vezes, bombardeados com armadilhas, com comentários mal-intencionados, com pretensa sabedoria de vida. Tal como há pessoas que são poesia, também há as que são ruído!

E, por vezes, não nos é fácil distinguir entre uns e outros, entre aquilo que é dito para nos ajudar e o que é proferido para nos atrapalhar ou prejudicar. Até mesmo porque quem nos dá os conselhos nem sempre tem consciência de que está a fazer mal. Há quem acredite verdadeiramente naquilo que está a dizer, quem creia que as suas opiniões estão certas e são úteis, sem atentar nas palavras de Eugénio de Andrade, que recomenda: «Sê paciente; espera / que a palavra amadureça / e se desprenda como um fruto / ao passar o vento que a mereça».

Muitas vezes não pensamos, pois, nos efeitos que aquilo que dizemos provoca nos outros – nos sentimentos que desperta, nas emoções que suscita, nas reflexões que induz. E, muitas vezes, quem ouve um conselho não está preparado para ouvi-lo, não está disponível para aceitá-lo. É por isso que devemos ter algum cuidado, e pensar bem antes de dizermos aquilo que pensamos sobre outra pessoa e sobre aquilo que ela deveria fazer, o que deveria sentir ou pensar, onde deveria morar ou que música deveria ouvir. Mesmo que o nosso conselho seja tão simples quanto aconselhar a que alguém more em Lisboa e usufrua de «luz, Tejo, fado».

 

Escrito em parceria com o blogue da Letrário, Translation Services