A Base de Dados Portugal Contemporâneo, Pordata, divulgou quais são as principais causas de morte em Portugal.
Veja quais são.
Tuberculose: é a que menos vítimas provoca, mas segundo os dados mais recentes da Pordata em 2015, 0,2% das mortes em Portugal foram por causa desta doença.
VIH/Sida: Quatro em cada mil mortes são provocadas pela Sida. Esta doença enfraquece o sistema imunitário, deixando-o debilitado.
Suicídio: 12 em cada mil pessoas morrem por suicídio.
Infeções: 15 em cada mil mortes são provocadas por infeções e algumas são infeções parasitárias, como hepatites, tétano, dengue, gripe, entre outras.
Envenenamento ou acidente: 34 em cada mil mortes por ano são causadas por envenenamento ou acidentes.
Diabetes: 41 em cada mil mortes por ano são devido à diabetes. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de quase um milhão de portugueses têm esta doença.
Doenças no aparelho digestivo: Em mil mortes por ano, cerca de 40 a 50 são provocadas por doenças no aparelho digestivo.
Doenças no aparelho respiratório: 11 a 12 mortes em cada 100 por ano são provocadas por doenças no aparelho respiratório.
Cancro: 25% do total de mortes em Portugal é provocada por cancro.
Doenças do aparelho circulatório: Mais de 300 mortes em cada mil são provocadas por problemas no aparelho respiratório. Aneurismas, ataques cardíacos, acidentes cardiovasculares, entre outras doenças são das mais mortais em Portugal.