Ciclista português morre durante prova de BTT

João Vasco Lopes tinha 57 anos e sofreu uma paragem cardio-respiratória durante a prova de BTT “Raid das Masseiras”, com partida e chegada em Estela, Póvoa do Varzim, no domingo. 

João Vasco Lopes, de 57 anos, sentiu-se mal quando passava pelo pinhal de Fão, Esposende. Não obstante a rápida intervenção do INEM, não resistiu a uma paragem cardiorrespiratória e o óbito foi declarado no local, pelas 11h00.

Habituado a entrar em competições deste género, João Vasco Lopes era praticante assíduo de desporto. Residente em Ílhavo, casado, trabalhava como assistente operacional no Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro.

Um dos seus amigos que também estava no Raid disse nas redes sociais que João Vasco “morreu a fazer aquilo que gostava e aparentemente não sofreu. Não foi acidente, não foi queda, mas algo súbito e, apesar de toda a assistência médica imediata, não foi possível reverter a situação”.

"Vasquinho", como era carinhosamente tratado pelos amigos, integrava a equipa Arrasta Bikes, de Aveiro. No Facebook, Vítor Carlos, membro da mesma equipa, lamentou a tragédia. "A vida trai-nos e a morte aparece sem avisar. Hoje saímos 7 Arrasta Bikes de Aveiro, com destino à Póvoa do Varzim, para mais uma prova de BTT e regressámos seis", escreveu.