Donald Trump: “As guerras comerciais são boas, e fáceis de ganhar”

Donald Trump voltou a utilizar o seu Twitter para se expressar.

O presidente norte-americano, Donald Trump, utilizou o seu Twitter para se expressar acerca das guerras comerciais.

Os riscos de “guerras comerciais” são a principal preocupação dos mercados financeiros. No seu Twitter, Trump acusa alguns países de se estarem a “armar em bonitinhos” e deixa a garantia de que uma “guerra comercial” seria boa e “fácil de ganha”.

Depois de os Estados Unidos da América (EUA) terem anunciado que o país irá aplicar taxas alfandegárias sobre as importações de alumínio e aço, Trump decide publicar a sua opinião nas redes sociais.

“Quando um país (os EUA) está a perder vários milhares de milhões de dólares no comércio com praticamente todos os países com quem tem relações comerciais, as guerras comerciais são boas, e fáceis de ganhar”, escreve, dando o exemplo: “quando estamos a perder 100 mil milhões com um certo país e ele se arma em bonitinho, a solução é simples, deixa-se de fazer comércio — e saímos vencedores. É fácil”.

Os mercados financeiros não gostaram das declarações do presidente e já vários políticos mundiais já se pronunciaram. Um porta-voz do governo de Moscovo afirmou que o anúncio de Trump é preocupante e que iria “acompanhar muito de perto” a situação. Já o ministro do Comércio da Austrália sublinhou que “decisões como esta podem levar a que sejam tomadas medidas retaliatórias por outros países. Isto não é bom para ninguém”.

Também Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, referiu que irá “reagir com firmeza” à posição de Trump.