Manifestação em Barcelona pela independência da Catalunha

O protesto organizado pela Assembleia Nacional Catalã reivindica a continuação da declaração de independência feita por Puigdemont

Milhares de pessoas manifestaram-se ontem em Barcelona pela constituição de um governo que avance com a conversão da Catalunha num Estado independente, continuando a declaração unilateral do parlamento a 27 de outubro.

O protesto foi organizado pela Assembleia Nacional Catalã sob o mote "República, agora" e contou com o apoio dos três partidos separatistas que estão a negociar a composição de um governo.

"O que estamos a fazer hoje é exigir que a República que votamos a q de outubro seja instaurada e que o novo governo seja constituído", disse o presidente da Assembleia Nacional Catalã, Agustí Alcoberro à Televisa.

Os manifestantes agitavam a bandeira da independência enquanto gritavam "nenhum passo atrás" e "presos políticos, liberdade" referindo-se a Oriol Junqueras, Jordi Cuixart, Joaquim Forn e ao candidato a presidente do Generalitat, Jordi Sànchez, do partido JxCat.

Depois das eleições de 21 de dezembro, convocadas por Madrid depois do referendo considerado ilegal, os três partidos separatistas JxCat, ERC e CUP, estão em negociações para a formação de um governo na região autónoma da Catalunha.