Mais de cem famílias em risco de despejo em Loures

A Fidelidade, detentora dos quatro prédios, está a informar os moradores de que os contratos de arrendamento não serão renovados. 

Os problemas relacionados com a questão da Habitação da zona metropolitana de Lisboa não são novidade, mas agora parece estar a escalar de intensidade. Mais de cem famílias temem ser despejadas das suas casas em Santo António dos Cavaleiros, em Loures, por a Fidelidade, empresa detentora dos quatro prédios, estar a informar os moradores de que os contratos de arrendamente de casa não serão renovados. 

Ontem, os moradores reuniram-se nas proximidades dos prédios numa concentração para expressarem o seu descontentamento e debaterem quais as formas para impedir que o pior aconteça. Por agora, os moradores irão à Assembleia Municipal de Loures apresentar a situação, anunciou Elisabete Costa, uma das moradoras, à agência Lusa. 

"Sabemos como estão os preços das rendas. Não sei como é que a minha família e as outras irão conseguir sobreviver se nos tirarem daqui. É uma situação dramática", apontou. 

Para se organizarem, os moradores criaram entretanto um grupo de facebook, onde partilham informações e se coordenam para se oporem, coletivamente, a esta situação. 

Em setembro de 2017, o Jornal Económico afirmou que a Fidelidade pretendia vender a sua carteira de imóveis a investidores nacionais e internacionais para reforçar a sua solidez financeira. Serão 277 os imóveis para venda, entre os quais 51% localizados em Lisboa e 12% no Porto, enquanto que os restantes se encontram espalhados por todo o país.