Banco Finantia. Lucros sobem 38% para 42,3 milhões em 2017

“Estes foram os melhores resultados da última década”, revelou a instituição financeira.

O banco Finantia registou um lucro líquido consolidado de 42,3 milhões de euros em 2017, o que representa um aumento de 38% face aos 30,7 milhões de euros alcançados no ano anterior. "Estes foram os melhores resultados da última década, alcançados precisamente no ano em que o Finantia comemorou 30 anos de atividade", garante a instituição financeira, em comunicado.

A solidez financeira do Finantia, medida pelo rácio Common Equity Tier I (CETI) (implementação total), situou-se em 23%, um dos mais elevados da banca europeia.

Já o produto bancário, após imparidades e provisões, atingiu 77,6 milhões de euros,  um aumento de 19% face aos 65,2 milhões de euros apurados em 2016, fundamentalmente devido ao crescimento de 37% verificado nas comissões líquidas e outros proveitos para 26,6 milhões.

A margem financeira situou-se em 59,9 milhões, sensivelmente idêntica ao ano anterior, com os custos operacionais a ficarem em 23,8 milhões, colocando o rácio de eficiência (cost-to-income) em 27,5%, um dos melhores entre os bancos europeus.

Os depósitos de clientes aumentaram para 803 milhões de euros, o que representa um crescimento de 8% em relação aos 740 milhões registados no ano anterior. "Este aumento segue a tendência positiva dos últimos anos e confirma a confiança dos clientes no Banco Finantia, tanto em Portugal como em Espanha", diz o banco.

Os ativos totais consolidados registaram em 31 de dezembro de 2017 o valor de 1989 milhões de euros, um aumento de 10% face à data homóloga do ano anterior, traduzindo o crescimento das atividades do banco. Os capitais próprios atingiram o valor de 455 milhões de euros, um aumento de cerca de 12% face a 2016.

Prosseguindo a expansão da sua atividade operacional nas várias áreas em que opera, Banca Privada, Mercado de Capitais e Banca de Investimento, o Banco Finantia tem filiais em Espanha (Banco Finantia Sofinloc), no Reino Unido (Finantia UK), em Malta (Finantia Malta), nos Estados Unidos (Finantia USA) e no Brasil (Finantia Brasil).