IPMA: “É muito improvável” que tenha caído neve em Lisboa

Esta semana houve relatos de que nevou em algumas zonas de Lisboa. IPMA diz ser uma ocorrência “muito improvável”.

Depois de vários relatos de queda de neve esta terça-feira em Lisboa, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) esclareceu a situação e afirmou que a ocorrência de neve na capital “configuraria um fenómeno muito improvável”.

De acordo com o IPMA, que deu uma explicação esta manhã, o mais provável de ter acontecido foi um processo de precipitação com fusão de cristais de gelo, uma vez que não se verificaram temperaturas suficientemente baixas para a queda de neve. 

Lisboa marcava naquele dia valores de temperatura do ar que rondavam os 10 a 12 graus Celsius, “tendo pontualmente e temporariamente descido para valores mínimos da ordem de 8°C, associados a situações de precipitação intensa”. Portanto, não estaria frio o suficiente para que ocorresse queda de neve.

Segundo explicações do IPMA, em 99,3% dos casos a ocorrência de neve verifica-se quando há valores de temperatura do ar que rondam os -7ºC e 5ºC —, sendo que o normal é mesmo que haja episódios de neve em temperaturas perto dos zero graus Celsius.