Novo simulador de pensões interdito a quem já pediu reforma

Segundo o jornal Negócios, o simulador de pensões só está disponível para cidadãos que ainda não sejam pensionistas ou requerentes de pensão.

As pessoas que já pediram a pensão e que vão ter de decidir nos próximos meses se aceitam reformar-se por determinado valor – ou se esperam mais um pouco em troco de uma pensão mais alta – não têm acesso ao novo simulador de pensões lançado pela Segurança Social, segundo adianta o Negócios.

De acordo com o mesmo jornal, o simulador de pensões só está disponível para cidadãos que ainda não sejam pensionistas ou requerentes de pensão.

A publicação teve acesso à informação através de vários leitores, que inicialmente não percebiam porque é que, quando entravam na Segurança Social Directa através do seu número de identificação, o simulador não aparecia.

Esta segunda-feira, fonte oficial respondeu ao jornal Negócios dizendo que as pessoas são informadas "dos cálculos reais e respectivo valor da pensão" através do ofício que lhes é enviado (e que já o era) a perguntar se querem ou não aceitar a pensão no prazo de 30 dias. "Não se trata, por isso, de uma simulação, mas sim do valor final da pensão caso mantenha a intenção de avançar com o processo", diz fonte oficial.