Sabe qual é uma das principais causas de infelicidade?

Antes de jantar sozinho, pense duas vezes

A conclusão é de um estudo recentemente publicado no Reino Unido: jantar ou almoçar sozinho é um dos motivos mais associados à infelicidade. Pior do que isso, só mesmo ter uma doença mental.

A investigação, feita em parceira pela cadeia Sainsbury's, a Oxford Economics e o National Centre for Social Research, quis perceber como é que podemos viver melhor no dia-a-dia. Para tal, os investigadores inquiriram 8 mil adultos.

Os investigadores concluíram que as pessoas que comiam sem companhia apresentavam um nível de felicidade 7,9 pontos mais baixo do que aquelas que tinham companhia no momento da refeição.

Ter o tempo necessário para fazer tarefas, ter uma vida sexual satisfatória e dormir bem encontram-se entre os indicadores com um peso igualmente considerável no bem-estar dos inquiridos.

Entre as principais conclusões do estudo, a equipa de investigadores concluiu que o 'fator humano' tem especial importância para o nosso bem-estar. Isso porque as pontuações mais altas verificaram-se em contextos como falar com vizinhos ou estar com a família ou os amigos, ao contrário das interações digitais.

"A qualidade dos nossos relacionamentos e passar tempo com outras pessoas presencial e não digitalmente, pode realmente contribuir a melhoria da nossa qualidade de vida: nada bate o poder da ‘simples’ interação humana", afirmou um representante da Sainsbury's.

"Devemos estar mais vezes juntos, comer mais vezes juntos e partilhar com os outros", disse ainda.