Os ‘velhotes’, as estreias e os clubes com mais jogadores no Mundial 2018

A FIFA revelou algumas curiosidades sobre o Mundial 2018, que arranca já no próximo dia 14

O Mundial está quase a começar e com ele começam a surgir algumas curiosidades sobre a competição. Sabe quantos anos tem o jogador mais velho? E quais os jogadores que já estiveram mais vezes em mundiais? A FIFA organizou alguns números e criou um artigo só com estas curiosidades.

As seleções feitas 'em casa'

A seleção de Inglaterra é composta 100% por jogadores que competem naquele país. A seguir à equipa das terras de Sua Majestade vem a Rússia, que, dos 23 convocados, 21 jogam no país que recebe este ano o mundial. A Arábia Saudita surge em terceiro lugar, com 20 dos 23 jogadores a competir naquele país.

Depois existe o lado completamente oposto: o Senegal e a Suécia não têm um único jogador que compita nos respetivos campeonatos nacionais. A Bélgica, a Islândia, a Nigéria e a Suíça têm apenas um jogador nestas condições.

No caso de Portugal, há mais atletas ‘lá fora’ do que a competir cá dentro: na época passada, 17 dos 23 convocados estavam em campeonatos estrangeiros e apenas seis jogavam em Portugal – Rui Patrício, Rúben Dias, Gelson Martins, Bruno Fernandes, William Carvalho e Ricardo.

A FIFA dá ainda um dado curioso: 74% dos jogadores que vão competir no Mundial deste ano jogam na Europa.

Os repetentes

De acordo com a organização, 200 dos 736 jogadores que vão estar na Rússia a partir de 14 de junho já competiram noutros mundiais. “186 estiveram no Brasil em 2014, 61 na África do Sul em 2010, 21 na Alemanha em 2006 e um na Coreia/Japão em 2002: Rafa Marquez”, explica a FIFA.

Destes jogadores, 53 marcaram golos. O alemão Thomas Muller está no topo da lista, com 10 golos, seguido do colombiano James Rodriguez (seis), o australiano Tim Cahill (cinco), os argentinos Gonzalo Higuain e Lionel Messi (cinco cada um) e o uruguaio Luis Suarez (cinco).

Rafa Marquez volta a aparecer nas estatísticas da FIFA: tanto o mexicano como o argentino Javier Mascherano, ocupam o primeiro lugar da lista dos atletas que jogaram mais vezes em mundiais – 16 vezes cada um.

Seguem-se Messi, com 15 participações, o alemão Mesut Ozil (14), Muller (13), o alemão Manuel Neuer (13), o espanhol Sergio Ramos (13) e o craque português Cristiano Ronaldo (13).

Os ‘velhotes’

Sabe qual é o jogador mais velho a competir na história do Mundial? Chama-se Essam El-Hadary e é guarda-redes da seleção egípcia. Tem 45 anos e cinco meses e é o homem mais velho a ser convocado para esta competição. A 15 de junho, quando o Egito se estrear contra o Uruguai, Essam El-Hadary deverá bater o recorde do colombiano Faryd Mondragon (43 anos) e tornar-se o jogador mais velho a participar num munidal.

El-Hadary tem uma diferença de idade de seis anos para o segundo mais velho (o mexicano Rafa Marquez). Para além disso, segundo a FIFA, existem três treinadores mais novos que este guarda-redes: Aliou Cisse, do Senegal, Mladen Krstajic, da Sérvia, e Roberto Martinez, da Bélgica.

Outra curiosidade é a diferença de idades entre treinadores: o senegalês Aliou Cisse tem 29 anos de diferença do ‘mister’ mais velho. Neste mundial o uruguaio Oscar Tabarez, de 71 anos, tornar-se-á o segundo treinador mais velho a participar nesta competição, a seguir ao alemão Otto Rehhagel.

Os 'novatos'

Por outro lado, alguns jogadores têm idade para serem netos da maioria dos treinadores que vão participar no Mundial 2018. O australiano Daniel Arzani tem apenas 19 anos e é o atleta mais novo a participar nesta competição.

Segundo a FIFA, “Femi Opabunmi (17 anos e dois meses), Theo Walcott (17 anos e três meses), Christian Eriksen (18 anos e quarto meses) and Fabrice Olinga (18 anos e um mês) foram os jogadores mais novos dos mundiais de 2002, 2006, 2010 e 2014”, respetivamente.

De acordo com a organização, a média de idade dos 736 jogadores é de 28 anos – trata-se da edição que tem uma média de idade mais velha de sempre.

De onde vêm os jogadores?

A equipa mais bem representada neste mundial é o Manchester City – 16 jogadores competem neste clube. Segue-se o Real Madrid (15), o Barcelona (14), o Chelsea (12), o Paris Saint-Germain (12) e o Tottenham Hotspur (12).

Segundo as estatísticas divulgadas pela FIFA, Inglaterra é o país onde mais convocados jogam (124). Seguem-se Espanha (81) e Alemanha (67).

As grandes pausas

Alguns jogadores estiveram mais tempo do que esperavam sem competir em mundiais. Mas, em 2018, chegou a altura de regressarem a esta competição.

É o caso do costa-riquenho Randall Azofeifa: há 12 anos, este jogador foi um dos suplentes que entrou num jogo contra a Alemanha, quando a Costa Rica perdeu por 4-2.

É também o caso de Lukasz Fabianski. O guarda-redes polaco foi convocado há 12 anos mas não chegou a jogar, deixando a baliza para o titular Artur Boruc.

Em equipa que ganha não se mexe?

A Alemanha venceu o Mundial no Brasil, em 2014. Da equipa vencedora, o treinador Joachim Low decidiu voltar a convocar nove jogadores. Já Vicente Del Bosque decidiu convocar para a seleção espanhola 16 dos jogadores que venceram a edição de 2010, na África do Sul.