Descobertos (pela primeira vez) planetas “bebés” que orbitam em torno de estrela recente

É a primeira vez que são encontrados planetas tão novos

A descoberta foi publicada no Astrophysical Journal Letters, que refere que pela primeira vez foram encontrados planetas “bebés” através do telescópio ALMA – o que investiga o Universo através do Chile.

Os três planetas "bebés" foram encontrados por duas equipas diferentes de astrónomos, na constelação de Sagitário, a orbitar uma estrela que é ainda muito "recente" – 4 milhões de anos.

Os cientistas mostram-se entusiasmados com a ideia: "Encontrar planetas neste estágio da sua vida é extremamente difícil e, basicamente, resume-se a encontrar provas suficientes para mostrar que só um planeta pode causar o que estamos a ver", explica Richard Teague, o principal autor de um dos estudos publicados.

Também em declarações à CNN, o astrónomo da Universidade de Michigan, nos EUA, indica que isto funciona assim “porque os planetas ainda estão rodeados por gás e poeira que vão formar as suas atmosferas", sublinhando que os métodos tradicionais para encontrar exoplanetas não funcionam no caso dos protoplanetas.

O facto de duas equipas independentes terem chegado à mesma conclusão só reforça o resultado.

Leia aqui o estudo