Charlie Hebdo volta a estar sob fogo, agora na Roménia

Caricatura do semanário satírico francês sobre a vitória da tenista romena Simona Halep em Roland Garros levou mesmo  a embaixada francesa a emitir um comunicado.

Mais um cartoon, mais uma polémica. Desta vez, na Roménia. Na edição desta semana do semanário satírico “Charlie Hebdo”, dedicada ao mundial de futebol da Rússia, com Vladimir Putin dentro de um tanque de guerra apontado para uma baliza, é publicado um cartoon dedicado à tenista romena Simona Halep que indignou os romenos.

“Uma romena venceu Roland Garros”, lê-se na legenda do cartoon da autoria de Felix, alusivo à vitória da tenista a 9 de junho, e que grita: “Ferro-velho! Ferro-velho!”, em alusão aos ciganos que, em França, se dedicam à recolha de ferro-velho.

Da Roménia, as reações não tardaram, com vários órgãos de informação romenos a acusarem o semanário francês de racismo. Já a publicação satírica “Times New Roman” respondeu na mesma moeda, ao afirmar que o que o “Charlie Hebdo” publicou foi “uma caricatura da mulher do presidente francês, Brigitte Macron, depois de ter roubado o troféu a Simona Halep".

Perante a onda de indignação que se levantou no país contra a publicação francesa conhecida por um tipo de humor que não se compadece com as regras do politicamente correto, a embaixada francesa na capital romena acabou por emitir esta sexta-feira um comunicado em que sublinha que o “Charlie Hebdo” não representa França ou os franceses: “Esta publicação só vincula o seu autor e não representa o sentimento da opinião pública francesa.”

A última grande polémica em torno do jornal satírico francês que em 2015 foi alvo de um atentado terrorista que fez 12 mortos foi em agosto do ano passado quando, a propósito do furacão Harvey, que fez 37 mortos, o semanário fez capa com o tema e o título “Deus existe”, e a explicação: “Afogou todos os neonazis no Texas”.