Três marroquinos fogem ao SEF no aeroporto de Lisboa

Os fugitivos viajavam com um bilhete do Mundial 2018

Três homens de nacionalidade marroquina fugiram ao controlo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no aeroporto de Lisboa e entraram ilegalmente em Portugal. A notícia é do Diário de Notícias que avança que o Ministério da Administração Interna já deu ordem à Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) para iniciar um inquérito enquanto o SEF também abriu um inquérito-crime de investigação ao sucedido.

Faical L., Mohammed B. e Youness A. foram, entretanto, detidos por uma equipa do SEF. A força de segurança garantiu ao DN que os três homens "foram detidos e presentes a tribunal", e que agora se encontram "a aguardar o respetivo afastamento de território nacional".

Os fugitivos viajavam com um bilhete para o Mundial de 2018, o que significa que não necessitam de requerer visto para entrar na Rússia. Este pode ser uma nova forma dos imigrantes ilegais chegarem à Europa. No entanto, o SEF já tinha alertado o Sistema de Segurança Interna (SSI) para a necessidade de reforçar a atenção durante o período do Mundial, uma vez que muitos voos transitórios para a Rússia passam pela União Europeia, e em particular por Portugal. 

Os três marroquinos, que faziam escala em Lisboa, desapareceram das câmaras de vigilância quando se dirigiam à zona de trânsito para a ligação ao voo para Moscovo. Um quarto homem foi intercetado pela PSP e remetido para Marrocos.

O reforço de segurança, em particular nos aviões provenientes de Marrocos e da Argélia, relaciona-se com possíveis ligações ao daesh. A maior parte dos combatentes identificados têm nacionalidade marroquina ou argelina, o que levou à intelligence ocidental a considerar estes países de risco.