CGD. Termina esta quarta-feira o roadshow para captar 500 milhões de euros

Foram mandatados seis bancos de investimento para organizarem reuniões com investidores.

Termina esta quarta-feira o roadshow da Caixa Geral de Depósitos (CGD) com vista a captar 500 milhões de euros. A ronda arrancou no início da semana em Lisboa, passou por Paris e vai terminar em Londres.

Para levar a cabo esta operação, o banco público mandatou seis bancos de investimento internacionais – BNP Paribas, o Bank of America Merril Lynch, o CaixaBI, o Crédit Agricole, o Crédit Suisse e o Unicredit – para que estes organizassem reuniões com investidores. 

De acordo com a instituição financeira liderada por Paulo Macedo, a emissão é dedicada a investidores profissionais (não para clientes de retalho), é de dívida subordinada (Tier 2) e maturidade a 10 anos, com uma opção de ‘call’ por parte da CGD decorridos cinco anos.

Com esta operação, o banco público cumpre o passo final do plano de recapitalização. Isto porque a CGD foi obrigada a emitir dívida junto de privados, por imposição de Bruxelas, para compensar a injeção de 3,9 mil milhões de euros estatais. 

Este roadshow surge numa altura em que a Caixa caminha a passos largos para o encerramento de mais de 70 balcões. A maioria das agências vai fechar até ao final do mês, e a maior parte dos encerramentos ocorrerá nos centros urbanos, com destaque para a Grande Lisboa e Grande Porto. Não foram avançados mais detalhes sobre os locais, mas o banco já esclareceu que os balcões a fechar “foram objeto de análise”.