Trump afirma que Arábia Saudita vai aumentar a produção de petróleo

A agência estatal saudita, SPA, confirmou a chamada do líder norte-americano.

Donald Trump revelou este sábado que o rei da Arábia Saudita concordou em aumentar a produção de petróleo, o que já foi confirmado pelos sauditas.

"Acabo de falar com o rei Salman expliquei-lhe que, com a agitação e disfunções no Irão e na Venezuela, peço que a Arábia Saudita aumente a sua produção de petróleo, talvez até dois milhões de barris, para o compensar", escreveu Trump no Twitter, acrescentado depois "os preços são demasiado altos. Ele [rei] concordou!".

Segundo a notícia avançada pela agência Lusa, pouco tempo depois das afirmações de Trump, a agência estatal saudita, SPA, confirmou a chamada do líder norte-americano.

"Durante a chamada, os dois dirigentes sublinharam a necessidade de desenvolver esforços para manter a estabilidade do mercado petrolífero e o crescimento da economia global", escreveu a agência.

Recorde-se que o preço do petróleo sofreu um aumento depois de os EUA influenciarem os seus aliados a deixar de comprar petróleo ao Irão, numa fase em que o comércio de petróleo já estava instável devo à instabilidade vivida na Venezuela e também pelo conflito na Líbia pelo controlo da infraestrutura petrolífera.