Globo criticada por blackface em programa de Faustão

Em causa está a interpretação de um tema de Beyoncé por uma humorista branca, que escureceu a pele com maquilhagem para a performance.

A brasileira Globo está debaixo de fogo depois de no programa “Show dos Famosos”, de Faustão, do último domingo, a humorista Helga Nemeczyk ter escurecido a pele para fazer uma imitação de Beyoncé.

“Todo dia um blackface diferente no programa do Faustão”, reagiu uma das espetadoras no Twitter. Já o youtuber Artur Andrade escrevia: “Pergunta: tá rolando blackface forte no Show dos Famosos no Domingão do Faustão a tempos, ou é impressão minha?”

Não foi a primeira polémica do género no “Show dos Famosos”. Já na final da última edição do programa o ator brasileiro Nelson Freitas tinha recorrido pintado a cara para interpretar James Brown.

O programa do último domingo foi emitido numa altura em que a estação brasileira tinha acabado de ser notificada pelo Ministério Público de que a representação social no elenco dominado por brancos da novela “Segundo Sol”, transmitida em Salvador, é inadequada para a região em que os negros estão mais representados na sociedade em todo o país.