Processo interno para investigar agressões a jovem numa paragem de autocarros

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STPC) anunciou que abriu um processo interno para averiguar junto dos trabalhadores a agressão numa paragem de autocarro a uma jovem luso-colombiana.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a STPC informa que o processo foi aberto "antes de qualquer divulgação nos media e imediatamente após ser informada" dos acontecimentos.

Recorde-se que na noite de S. João, no Porto, uma jovem de 21 anos alega ter sido agredida e insultada por um elemento de uma empresa de segurança que presta serviços para STPC.

"Foi decidido abrir um processo interno, na STCP, para averiguação da situação juntos dos trabalhadores da STCP que estavam de serviço na madrugada do dia 24 de junho, sendo justo dizer que os dois trabalhadores que estavam no local tiveram comportamento exemplar", lê-se no comunicado.

A STPC avança que "este inquérito visa apenas obter uma informação tão rigorosa quanto possível do ocorrido, mas não pode, nem pretende, substituir o apuramento pelas autoridades competentes das responsabilidades dos indivíduos envolvidos".

A STPC informa ainda que "espera que o inquérito ao sucedido seja concluído tão pronto quanto possível e reafirma que os seus trabalhadores e o Conselho de Administração repudiam veementemente quaisquer atitudes discriminatórias e, dentro das suas competências, aplicará as medidas adequadas à erradicação de quaisquer práticas menos próprias de uma sociedade democrática e tolerante como é a sociedade portuguesa".

Entretanto, o Ministério Público abriu já um inquérito com vista a investigar o caso.