Aquecimento global pode ser duas vezes pior do que se previa

Os especialistas dizem que o nível da água do mar poder subir até seis metros

"O problema das alterações climáticas transcende fronteiras" e não é possível um país "resolver este problema sozinho". Esta foi uam das ideias defendidas por Barack Obama na passada sexta-feira, durante a conferência Climate Change Leadership, no Porto. Esta posição surge numa altura em que os especialistas deixam um aviso: o aquecimento global poder ser pior do que se pensa.

O Acordo de Paris estipula que todos os países devem implementar medidas para que o aumento da temperatura média global fique abaixo dos 2ºC. Mas isso poderá não ser suficiente: um novo estudo publicado por especialistas de 17 países na Nature revela que o aquecimento global poder ser duas vezes pior do que até aqui era estimado.

Os especialistas dizem que o nível da água do mar poder subir até seis metros, pode ocorrer um colapso de grandes áreas de gelo dos polos e o deserto do Saara poderá tornar-se uma zona verde.

O estudo baseia-se na observação de dados que dizem respeito a vários períodos de maior aquecimento ao longo de 3,5 milhões de anos. "A observação de períodos de aquecimento no passado sugere que um número de mecanismos amplificadores – que estão representados de forma muito pobre nos modelos climáticos – amplificam o aquecimento a longo prazo", disse o professor da Universidade de Berna na Alemanha, Hubertus Fischer, responsável por este estudo, ao site phys.org.

"Mesmo com 2ºC de aquecimento – e potencialmente 1,5ºC – os impactos no sistema da Terra são profundos. Podemos esperar uma subida do nível do mar imparável durante o milénio", acrescenta Alan Mix, professor da Universidade do Oregon nos EUA e coautor do estudo.